Clipart

O que são guinchos para automóveis (OFF-road)?

Conheça os tipos de guinchos para automóveis, também chamados de OFF-road.

Guincho mecânico: Se o motor do veículo a ser rebocado estiver funcionando, pode ser utilizado sem problemas. No entanto, se o motor estiver desligado, o guincho mecânico não funcionará. Além disso, ele exige a instalação de uma tomada de força no câmbio (nem todos os veículos tem esse recurso) e espaço para a passagem do eixo cardã entre a tomada de força e o guincho. A capacidade de tração do cabo é variável, pois depende da marcha que foi engatada. Ele precisa ser operado de dentro do veículo, usando-se a embreagem e o acelerador. Sua montagem é cara e complexa.

Guincho hidráulico: Também não funciona com o motor desligado e para sua instalação é necessário que o veículo tenha uma bomba de direção hidráulica instalada. Tem grande potência e sua montagem é mais fácil em relação aos guinchos mecânicos pelo fato de não possuir eixo cardã.  Além disso, utiliza mangueiras flexíveis e controle remoto.

Guincho elétrico: Possui a grande vantagem de funcionar com o motor desligado, além de ser de fácil manuseio, ter um preço acessível e possuir um controle remoto, permitindo com que o motorista fique longe do cabo de aço na hora do reboque. No entanto, sua bateria não é muito duradoura e quando isso acontece ele exige alteração do alternador, baterias e cabos especiais para funcionar corretamente. Também não pode ser utilizado por muito tempo seguido, já que pode sofrer superaquecimento. O modelo típico utiliza uma bateria de 12 volts como fonte de energia para operar o motor do guincho. Para libertar o cabo, o mecanismo de trava sobre o carretel-guincho deve ser liberado e o cabo deve ser puxado manualmente do guincho. Depois que o cabo foi puxado para fora o suficiente para ser ligado ao veículo ou barco que será rebocado, o mecanismo de travagem deve ser mais uma vez apertado no guincho. Depois, o equipamento utiliza um botão de controle para ativar o motor elétrico e recuperar o cabo no carretel do guincho. Com isso, o objeto que está sendo puxado é atraído para o guincho e para o reboque.